segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Partícula de Deus

Um dos grandes mistérios da humanidade diz respeito à tão falada origem do universo. De onde viemos? Como se deu o início da vida? Para onde vamos? São perguntas que o homem tentou, desde os primórdios de sua existência, buscar evidências que o levasse a uma resposta definitiva. Enquanto essa resposta não chega, continuamos calcados em teorias científicas ou religiosas.
A teoria religiosa mais conhecida é a de que um Ser absoluto a quem chamamos de Deus, no princípio, criou o universo, a vida, as plantas, os animais... o homem. A bíblia o define como o Alfa e o Omega, princípio e fim, então podemos concluir que Deus sempre existiu, ele não possui origem, pois em verdade ele é a origem em sua essência. Um ser onipotente capaz de criar e fazer o que bem entender.


Big Bang (Foto: vinde)
                                           
Já, cientificamente falando, a teoria cosmologicamente dominante é a do Big Bang, que seria uma grande explosão térmica que, de alguma forma, teria trazido todas as coisas existentes no universo: estrelas, planetas e a vida (até então só comprovada no nosso planeta Terra). Esse artigo gostaria de se ater somente a essa possibilidade, pois, a grosso modo, é muito difícil acreditar que uma explosão no espaço tenha criado tudo, assim : pá-pum!

Grande Colisor de Hátrons (Foto: caianareal)
Recentemente cientistas comemoraram uma explosão feita num acelerador de partículas conhecido como ‘Grande Colisor de Hátrons’. Tal explosão seria uma espécie de simulação do Big Bang, mas uma simulação em miniatura. O aparato tecnológico para tal feito custou aproximadamente US$ 10 bilhões, e um simples reparo por conta de um superaquecimento custou cerca de US$ 40 milhões, ou seja, o valor investido nessa parafernália já explicita a importância da pesquisa científica nessa área.
Mas o que significa esse “mini Big Bang”, criado pelos cientistas? Será que eles seriam capazes de criar outro universo dentro do universo em que vivemos? Na prática não é tão simples assim.
A explosão em evidência foi gerada através da colisão de dois feixes de prótons a 7 tera-elétron volts. Mas o que foi gerado através desse Big Bang artificial? À princípio, nada. O objetivo dos cientistas é justamente descobrir o que falta para a matéria ser gerada e eles acreditam que isso é função de uma partícula conhecida como partícula de Deus. Tal partícula seria responsável de dotar de massa tudo o que existe no universo, gerando estrelas, planetas e galáxias através da transformação dos gases. Além disso, outro objetivo dos cientistas é descobrir evidências concretas sobre a existência da suposta matéria negra (um tipo de matéria que só interage gravitacionalmente), que seria responsável por cerca de 23% da densidade de energia do universo, enquanto 73% seria constituído de energia escura e 4% de energia bariônica (mas isso fica pra um outro artigo).

Bóson de Higgs (Foto: dionisioempedacos)
Voltando à questão da partícula de Deus, esta é uma particular elementar escalar maciça hipotética que tem como função validar o modelo padrão atual de partícula. Dentre todas as partículas do modelo padrão, esta foi a única que não foi observada e, mesmo assim, representa a chave para explicar a origem da massa de outras partículas moleculares.
Essa partícula foi predita pela primeira vez em 1964 pelo físico britânico Peter Higgs e, por essa razão, também ficou conhecida como Bóson de Higgs. Com o funcionamento do Grande Colisor de Hátrons desde 2008, cientistas esperam encontrar a prova definitiva do Bóson de Higgs.
No caso do Big Bang, a partícula ainda possibilitaria o surgimento da vida na Terra, e talvez em outro lugares do universo. Então se a sua existência for comprovada, talvez não nos pareça mais tão absurdo imaginar que uma explosão no princípio tenha criado tudo no universo, desde os grandes astros até os mais complexos organismos viventes.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...