terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O mundo dos pesadelos

Eu estava sentado no sofá, na sala da minha antiga casa. Tinha mais ou menos uns 12 anos de idade quando isso aconteceu. Na minha frente tinha uma estante de madeira onde ficava a TV, o vídeo cassete e umas louças da minha mãe. Do lado direito tinha um quadro do Charles Chaplin na parede que sempre me pareceu bastante tenebroso. Ele mostrava um semblante ruim e me encarava o tempo todo. Num determinado momento ele saiu do quadro e começou a me perseguir. Saí da sala rapidamente e corri para o corredor que dava no quarto dos meus pais. Antes que pudesse alcançá-los, aquele Chaplin com olhar demoníaco me agarrou, aí acordei.

Uma representação artística do pesadelo (Foto: meninadeplantao)
Hoje em dia esse tipo de pesadelo me soa bastante tosco, mas na época em que o tive, me cagava de medo de voltar pra cama. Quem já não teve um sonho ruim onde você era perseguido, assombrado por monstros ou caía num precipício? Esses sonhos negativos geralmente concatenam memórias do passado e formam pequenas histórias onde você se situa de alguma maneira inusitada. São predominantemente perturbadores e costumam causar uma opressão torácica e dispnéica, seguidos de um despertar agitado e angustiante.


Sucubus e Incubus (Foto: abismodaobscuridao)

A origem da palavra pesadelo vem do inglês nightmare, onde o mare significa demônio noturno, de acordo com o inglês antigo. Essa palavra, por sua vez originou-se do germânico maron, que significa ‘duende, ser fantástico’. A palavra nigthmare, durante a idade média, fazia referência a um demônio conhecido como Incubus. Este ser era semelhante aos vampiros e tinha o hábito de invadir o quarto de mulheres durante a noite para deitar sobre seus corpos e forçá-las a fazerem sexo, sugando suas energias vitais. Os homens, por sua vez, eram atacados da mesma forma pela Sucubus, uma versão feminina do Incubus, e o resultado desses ataques variavam de um irresistível prazer a um grande pânico. Segundo a demonologia tanto um quanto o outro descende do mesmo demônio onde sua forma varia de acordo com o sexo da pessoa que ele ataca.
A importância que atribuímos aos pesadelos varia muito de cultura para cultura. Por exemplo, enquanto numa o pesadelo está relacionado a fenômenos espirituais ou sobrenaturais, para outra sua causa pode estar associada a distúrbios mentais ou físicos. No nosso caso, o pesadelo pode estar associado a pessoas, situações e acontecimentos que fizeram parte do nosso dia-a-dia. O estresse físico e mental proveniente de problemas que enfrentamos no nosso cotidiano pode ser um dos principais fatores de sonhos ruins.


O sonâmbulo Brian Thomas e Sua mulher Christine(Fonte: thisissouthwales)

Um caso ocorrido no final do ano passado chamou a atenção da mídia: o britânico Brian Thomas com histórico de sonambulismo, durante um pesadelo que teve, acabou estrangulando sua mulher Christine, de 57 anos, acidentalmente! Eles estavam passando suas férias em um acampamento no País de Gales, quando Thomas atacou sua mulher no meio da noite. Ao acordar e se dar conta do que fez ele imediatamente ligou para a emergência comunicando o que havia ocorrido e pedindo socorro. O sonâmbulo disse o seguinte à atendente do serviço de emergência: “Acho que matei minha mulher. Meu Deus... Achei que um ladrão tinha entrado. Eu estava brigando com ele, mas era a Christine. Eu devia estar sonhando. O que eu fiz?
O que eu fiz? Vocês podem mandar alguém aqui?”.
Mas já era tarde, pois Christine já havia falecido e, quando as autoridades chegaram no local, acharam Thomas tremendo, chorando e balbuciando: “Ela é tudo pra mim...”.
A gravação de sua conversa com a atendente do serviço de emergência foi utilizada em uma das audiências de seu julgamento, na cidade de Swansea. A promotoria não buscou sentenciá-lo por homicídio, mas por insanidade. Porém, essa insanidade não seria entendida num sentido literal, mas no sentido de que, por estar dormindo, ele não tinha o controle da situação.
Thomas sofria desse distúrbio desde os 9 anos de idade e um exame feito por um grupo de médicos confirmou que ele sofreu naquela noite de automatismo (distúrbio em que o subconsciente toma o controle do indivíduo). A promotoria queria encaixá-lo no caso de automatismo insano, sendo que na lei britânica existem duas hipóteses: a do automatismo insano e a do não insano. Entretanto, se Thomas for encaixado nessa pena, será submetido a um tratamento psiquiátrico em um hospital e ainda poderá ser preso por tempo indefinido. Por conta disso, seus advogados de defesa estão tentando mudar o veredicto para automatismo não-insano, para que o réu possa ser absolvido. Ele estava casado a 39 anos e tinha duas filhas. Esse foi o pesadelo vivido por Brian Thomas que saltou do subconsciente para a sua realidade, transformando sua vida num inferno. Apesar de ser um evento bastante inusitado, faz parte das características do sonâmbulo, fazer coisas que ele faria se estivesse acordado: andar, comer, urinar, realizar tarefas comuns e até sair de casa, tudo isso sem consciência e possibilidade de se comunicar com alguém.

(Fonte: pepita)
Contudo, diferente do caso de Thomas, onde ele foi dominado por seu pesadelo, podemos dominar nossos sonhos intranqüilos a partir do momento em que começamos a compreender o que representam todas aquelas mensagens entrelaçadas num sonho. Tudo o que se passa num pesadelo está relacionado à nossa insegurança quanto a alguma coisa vivida no nosso dia-a-dia. Se você está correndo o risco de perder o emprego, a sua angústia em relação a isso será um prato cheio para um pesadelo perturbador. Agora se você resolve enfrentar determinada situação isso pode contar a seu favor. Exemplo: se você sonha com assombração, antes de dormir pode mentalizar como você irá desafiar isso, mostrar o quanto isso não lhe atinge. No meu caso, sempre tive muitos pesadelos quando era pequeno, pois tinha medo de muitas coisas, entre elas o escuro. Quando passei a enfrentar meus medos no mundo real, as assombrações nos pesadelos passaram a diminuir proporcionalmente. Quando sonho com demônios ou coisas do tipo sou bastante indiferente a isso, chega a ser cômico. Há um tempo atrás sonhei que estava deitado na cama e vi um reflexo meu sair do espelho do guarda-roupa. O meu sósia veio flutuando e o rosto transfigurou-se numa face demoníaca e risonha que ficou me encarando. Meu coração bateu mais forte, mas, mesmo assim, meti a mão na cara dele e falei: sai daqui que eu quero dormir! Não passou dois segundos e eu acordei um pouco assustado, mas logo me deu vontade de rir da minha atitude inusitada e logo voltei a dormir novamente. Quando me tornei indiferente a sonhos desse tipo, eles acabaram. Porém, ainda tem um tipo de sonho que me incomoda, que é aquele que imita a vida real, ou seja, ao invés de sonhar com assombrações e entidades você sonha com um bandido ou com a morte de um ente querido. Esse tipo de sonho eu ainda estou bolando estratégias para superar, hehe.


Sonhos Tranquilos (Fonte: eutenhovctem)

Um estudo recente feito há alguns meses atrás mostrou que um grupo de cientistas tinha criado algumas formas de acabar com pesadelos. Uma que achei bastante interessante, apesar de não ter testado, é a de você deixar um papel e uma caneta do lado da cama. Quando você tiver um pesadelo, ao acordar espere uns 2 minutos para o cérebro organizar a base da história do pesadelo, aí você escreve em detalhes tudo o que aconteceu, entretanto, o final do sonho deverá ser reescrito com um final onde tudo acaba bem, ou seja, o pesadelo será transformado num sonho bom. Esse exercício mental ao ser executado com freqüência, segundo as pesquisas, fará com que os pesadelos diminuam gradualmente até que se extingam com o tempo. Quem quiser tentar me fala depois se deu certo, hehehe.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...