segunda-feira, 28 de março de 2011

O Disco de Sabu

Um OOPArt - Out Of Place ARTifact (Artefato fora do lugar) é um termo aplicado a dezenas de objetos pré-históricos encontrados em vários lugares ao redor do mundo que, dado o seu nível de tecnologia, estão completamente em desacordo com sua idade determinada com base na química, física e / ou provas geológicas. Ooparts são muitas vezes frustrantes para os cientistas convencionais e um deleite para os pesquisadores aventureiros e pessoas interessadas em teorias científicas alternativas


Disco de Sabu (Fonte: carolinecabus)

Em 1936, um disco tri-lobulado foi descoberto pelo egiptólogo Walter Brian Emery, na tumba do príncipe de Sabu, filho do faraó Anedjib, o quinto monarca da I dinastia do Egito Antigo (3.000 a.C),  durante uma escavação na zona arqueológica de Saqqara, no Egito. Este disco enigmático foi encontrado entre cerâmica, ossos, pedra e vários outros objetos de valor que o nobre príncipe quis levar consigo para o além.
O dispositivo mede cerca de 23,5 centímetros de diâmetro e um pouco mais de 4 centímetros de altura. Embora alguns acreditassem inicialmente ser esculpido em ardósia, o disco, na verdade, foi feito de material siltito (muitas vezes empregado por entalhadores egípcios por sua capacidade de suportar o trabalho, detalhado e metódico, sem fraturas). Outras objetos encontrados neste túmulo também foram esculpidos a partir desta resistente rocha.

(Fonte: saucer2.vilabol)
Como uma tigela larga e plana com três  cortes ou pás curvas, a forma do objeto imediatamente sugere uma hélice semelhante a de um barco com três pás e um furo central para ser colocada em um eixo disposto a girar. Mesmo para siltito, os detalhes do disco (especialmente os três cortes e o cilindro central) são incrivelmente finos. Apesar de o disco não possuir uma simetria perfeita, todos os cortes são aproximadamente do mesmo tamanho e são orientados a 120 graus a partir do centro. Mas quanto à real função do objeto, os investigadores ainda não tem certeza.
Embora possam não ser capazes de determinar o que era, muitos concordam que o artefato não poderia ter sido uma roda, já que o volante fez a sua aparição recente no Egito em 1500 a.C., durante a 18 ª dinastia, com a invasão dos hicsos. No entanto, algumas gravuras egípcias, onde rodas semelhantes aparecem desenhadas, já eram encontradas durante a quinta dinastia, cerca de um milênio antes desse período. O disco de Sabu, porém, é um desafio ainda maior para os egiptólogos, porque as datas do surgiimento da roda giram em torno de 3000 a.C., durante o tempo da primeira dinastia.


Réplica (Fonte: atlantisonline.smfforfree2)

Outro cenário ainda mais incrível sugere que o disco de pedra, na verdade serviu como uma espécie de hélice usado com aletas (pequenas alas por onde passa algo) hidráulicas, o que implicaria que os egípcios provavelmente tinham a tecnologia para construir motores elétricos. Enquanto a pedra não pode ser um material razoável para tal dispositivo, o renomado egiptólogo Cyril Aldred postulou que o disco seria simplesmente uma reprodução de um objeto metálico muito mais velho do que este.
Claro que, esse objeto também, acreditava-se,  teria servido a um propósito muito menos incrível. Alguns acreditam que o disco pode ser simplesmente ser um de uma lâmpada a óleo. No entanto, os críticos desta teoria afirmam que sua função como uma lâmpada ritual, é bastante improvável devido à forma e curvatura de seus lobos, que parecem sugerir uma função ao invés de meros adornos.


(Fonte: davidicker)

Então qual seria a explicação para este disco? Embora não possa ter sido uma hélice de um veículo, o disco estranho ainda pode ter sido parte de uma espécie de um antigo componente da máquina para o processamento de grãos ou frutas, talvez. Alguns até sugeriram que ele possa ter sido parte de um gerador ou bateria para produzir electricidade.
A habilidade necessária para esculpir um objeto é também importante. Se alguém fosse fazer hoje um objeto semelhante a esse disco, a tecnologia necessária para tais formas finas e desproporcionais de rocha sólida exigiria algo como uma máquina de trituração computadorizada 3D moderna!


(Fonte: rocking-maniacs)

Outra questão a ser discutida seria o objetivo para o qual o artefato foi construído. Seria a reprodução de alguma tecnologia antiga desconhecida ou apenas uma amostra do talento de algum escultor que viveu naquela época?
De qualquer maneira, o disco tri-lobulado agora descansa no primeiro andar do Museu do Cairo, onde todos que podem apreciar o artefato se perguntam: que tipo de tecnologia que os egípcios eram realmente capazes de criar durante os primeiros dias de seu império glorioso?

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...