terça-feira, 7 de junho de 2011

As luzes de Marfa

As luzes de Marfa são luzes inexplicáveis (também chamadas luzes fantasmas) que têm aparecido em Mitchell Flat, leste de Marfa, Texas. O primeiro relato oficial publicado das luzes foi feito em 1957, mas Robert Reed Ellison (nascido em 1880) as reportou à sua família e relatos de suas aparições se espalharam de boca em boca.


(Fonte: discoverybrasil)

As luzes são descritas como tendo o tamanho de uma bola de basquete, flutuando no ar, na altura dos ombros. As cores são geralmente descritas como sendo branco, amarelo, alaranjado ou vermelho, porém azul e verde também são relatados às vezes. Elas normalmente movem-se lateralmente, mas já foram vistas se movendo rapidamente em várias direções. Os avistamentos são raros, mas há um grande número de evidências fotográficas e filmagens.


(Fonte: natrilhadocastelo)

Segundo os relatos de Ellison, no ano de 1883, uma pessoa, que passava próxima ao local onde hoje existe hoje a cidade de Marfa, avistou algumas luzes no horizonte, mas não deu muita atenção ao ocorrido, pensado que fossem índios que existiam naquelas redondezas. Ela relatou isso para alguns amigos, mas não deu maior importância ao ocorrido.


(Fonte: minilua)

Já no ano de 1919, quatro homens passavam pelo mesmo local e também viram as mesmas  luzes estranhas. Eles andaram na direção delas, porém não encontraram nada que pudesse ter criado aquele fenômeno.

(Fonte: atlasobscura)
Anos mais tarde, por volta de 1950, a fama das misteriosas luzes começou a crescer e se tornou algo tão intrigante que foi construído um observatório para turistas, ou seja, se você quiser ir até lá e passar a noite esperando para ver umas luzes flutuando, você pode!


(Fonte: eso-garden)

Contudo, o mais interessante é que até hoje, mesmo depois de muitos pesquisadores terem ido até o local para investigar as luzes, ninguém conseguiu achar uma resposta comprovada para o surgimento delas. Os céticos geralmente consideram as luzes como sendo relacionadas ao tráfego que passa ali perto na US Route 67, ou como sendo um efeito elétrico secundário dos predominantes montes de quatzo da área. Pelo fato de que normalmente aparecem em propriedades privadas, com terrenos em que é difícil de se locomover, existem uma quantidade quase nula de relatos de pessoas que conseguiram se aproximar das luzes. Ainda há quem diga que esse fenômeno tenha sido causado por gases ou que simplesmente trata-se de fantasmas. A teoria mais aceita atualmente é que o deslocamento do ar quente da terra e o assentamento do ar frio fazem com que as luzes distantes se ampliem, gerando esse misterioso fenômeno.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...