sexta-feira, 8 de julho de 2011

Apotemnofilia - Parte II - Patofisiologia e motivações sexuais

A Apotemnofilia foi clinicamente correlacionada às alterações no córtex pré-frontal (CPF) do cérebro. Este é responsável pela formação de imagens de corpo ideais que vemos de nós mesmos. Pessoas com Apotemnofilia têm uma imagem corporal em seus cérebros dos próprios membros faltantes, se são braços, pernas ou dedos. Com esta imagem, apotemnofílicos acreditam que eles deveriam ter uma vida melhor se não tivessem alguns membros específicos. Sem a amputação os apotemnofílicos sentem que não estão vivendo suas vidas como elas deveriam realmente ser, resultando em aumento da depressão e crise de identidade. O córtex atua com alto nível de propagação e mecanismo de filtragem que aumenta ativações relevantes e inibe ativações irrelevantes. Este mecanismo de filtragem permite o controle emocional em vários níveis de processamento, incluindo a seleção, a manutenção, a atualização e o reencaminhamento de ativações. Também tem sido usada para explicar a regulação emocional. É a teoria de que “o controle cognitivo deriva da manutenção ativa dos padrões de atividade no córtex pré-frontal que representa metas e meios para alcançá-los. Eles fornecem sinais de polarização para outras estruturas do cérebro, cujo efeito líquido é o de orientar o fluxo de atividade ao longo das vias neurais que estabelecem o mapeamento adequado entre entradas, estados internos e produtos necessários para executar uma determinada tarefa”.

Auto amputação (Fonte: curiosoebizarro)
Essencialmente, algumas teorias dizem que o CPF orienta as entradas e as conexões que permitem o controle cognitivo de nossas ações. Implicações [dessas teorias] podem explicar  por que o córtex pré-frontal tem um grande papel na orientação do controle das ações cognitivas. Nas próprias palavras dos pesquisadores é afirmado que “em função do seu objetivo de influência, as representações no CPF podem funcionar de várias formas como os modelos de atenção, regras ou objetivos, fornecendo sinais para outras partes do cérebro que orientam o fluxo de atividade ao longo dos caminhos necessários para executar uma tarefa”.
Existem poucos estudos relacionados à fisiologia associada à Apotemnofilia. Atualmente não há entendimentos definitivos por trás da fisiologia desse problema.


(Fonte: curiosoebizarro)


Psicologia

A Apotemnofilia também tem sido relacionada às características psicológicas. Por exemplo, ela tem sido freqüentemente comparada ao travestimo, juntamente com o desejo de mudança de sexo ou de pessoas com diferentes preferências sexuais. Embora a classificação psicológica não tenha sido testada cientificamente, tem sido comparada com a confusão que pode ter em um paciente que foi diagnosticado e tratado de Apotemnofilia. Esta confusão é semelhante para as pessoas que desenvolvem o desejo de trocar de sexo ou mudar a sua preferência na atração sexual. Se esta parafilia é neurológica ou psicológica, isso ainda é um debate na comunidade médica.

(Fonte: curiosoebizarro)


Motivação sexual

A apotemnofilia tem sido frequentemente ligada a desejos sexuais por uma série de anos, mas é importante não confundir com apotemnophilia com acrotomofilia, como já foi dito na primeira parte desse aritgo.
Um trecho de um estudo de caso no Jornal Americano de Psicoterapia intitulado A case of apotemnophilia: a handicap as sexual preference”, escrito pelo Dr. Walter Everaerd, PhD de Utrecht, Países Baixos. Nele é feita uma entrevista com um apotemnofílico que descreve o seu desenvolvimento de preferência sexual:


(Fonte: adustinanet)

"Ele tornou-se atraído por amputação a partir dos 10 anos de idade. Quando via um menino amputado, ele imaginava que este menino estava muito mais feliz que ele mesmo ... Quando ele tinha uns 11 anos, pensou que ele seria mais feliz com uma perna a menos. Ele, portanto, tentou causar infecções em feridas na perna, entretanto, nenhuma se desenvolveu e ele acabou desistindo de tentar continuar com isso. Ele sentiu que não seria capaz de suportar a dor resultante dessa infecção ... Além disso, ele tinha fotos e desenhos de meninos amputados e de homens, vítimas de guerra, à sua disposição. Ele fantasiava muito sobre estas fotos. A imagem de amputação acabava assumindo  importância erótica. Durante a masturbação, meninos e homens amputados desempenhavam o papel de parceiros em suas fantasias. Ele sonhava  muitas vezes com a auto -amputação ou a amputação de possíveis parceiros. Ele imaginava, por exemplo, que um grupo de rapazes que estavam jogando juntos ergueram uma guilhotina. Eles cortam as pernas de cada um deles. O curioso é que ele não encontrava o seu desejo em parceiros amputados  ou nas  suas fantasias sádicas sobre amputação . Muitas vezes ele reagia surpreso quando eu lhe perguntava sobre isso. Não é a amputação em si que é importante, mas sim o resultado dela. A partir daí pude concluir que a amputação de sua própria perna já não tinha um significado sexual. Ele disse que, agora, ele só podia sentir-se completo uma vez que sua perna fosse amputada. O desejo de querer amputar um membro do corpo desempenhava um papel importante no seu sentido de identidade”.  Os desejos sexuais de uma experiência de vida em uma idade jovem podem ser conectados a uma das causas da Apotemnofilia.

Tratamento

(Fonte: todayshottrends)

 

Apotemnofílicos geralmente são normais em termos psicológicos e já foi provado que são emocionalmente saudáveis. No entanto, devido às suas ligações com fatores neurológicos, alguns tratamentos já estão disponíveis para essas pessoas. O grande problema no fornecimento de tratamento é que a maioria dos apotemnofílicos não procura tratamento por conta própria. Eles são mais suscetíveis de serem encontrados no ato da auto-amputação antes de procurarem ajuda médica e, às vezes, busca o auxílio de um cirurgião para que retire um de seus membros saudáveis, seja por iniciativa própria ou por um pedido de seu parceiro sexual. Assim, as suas motivações para a mudança podem muitas vezes resultar de um desejo de fazê-la por alguém ao invés de um genuíno desejo de mudar.

Terapia de Aversão

Junto com um tratamento de combinações cognitivas e comportamentais centra-se outro elemento que tem sido estudado, conhecido como terapia de aversão . A terapia proporciona condicionamento aversivo para fantasias sexuais desviantes. Essas terapias são fornecidas por um médico e tem se mostrado eficiente para reduzir os efeitos da apotemnofilia. Junto com a terapia, apotemnofílicos serão expostos a um tratamento que se concentra em programas cognitivos e comportamentais que incluem treinamento em habilidades sociais que podem ajudar a manter a excitação sexual desviante e padrões comportamentais controlados. Tal tratamento tem apresentado resultados significativos na redução das taxas de recaída dos pacientes com esse problema.

Ética

Os cirurgiões são colocados numa situação difícil quando apotemnofílicos exigem a amputação de um membro saudável. Um cirurgião ou um profissional de saúde terá de fazer a decisão entre amputar um membro perfeitamente normal ou fazer seus pacientes felizes. A realização de uma cirurgia nesse caso ainda não foi definida como permitida ou não permitida, e além disso se seria necessária ou não, já que se o paciente não conseguir pelo cirurgião, tentará por outros meios. Embora muitos profissionais concordem que a felicidade de um paciente é de fundamental importância, amputar um membro pode estar fora de questão, porque não há nada de errado com o membro a ser retirado.


(Fonte: elistmania)


Investigação dos sentidos

A investigação aprofundada da Apotemnofilia e sua correlação com a mente e o corpo ainda não é clara. Uma pesquisa recente mostrou avanços pequenos apresentando algumas características, como o fato de apotemnofílicos serem três vezes mais propensos a querer a remoção de uma parte esquerda do que uma parte direita, de acordo com o dano ao lóbulo parietal direito, e também em concordância com os sofredores de Somatoparafrenia. Além disso, a resposta de condutância da pele é significativamente diferente acima e abaixo da linha de amputação desejada, e esta linha permanece estável ao longo do tempo, com o desejo muitas vezes início, na primeira infância. Entre uma amostra de conveniência de 52 apotemnofílicos recrutados em comunidades de internet, a grande maioria queria uma única perna afastada, com um corte acima do joelho. Existem paralelos entre Apotemnofilia como uma motivação para o corpo e o transtorno de identidade de integridade mais a autoginefilia (propensão de um homem ficar sexualmente excitado com o pensamento ou a imagem de si mesmo como fêmea).


(Fonte: tecurtu)

Um estudo realizado por Brang e sua equipe ajudaram a comunidade científica a concretizar a hipótese de que Apotemnofilia é uma desordem neurológica. Seus resultados forneceram evidências psicofísicas para apoiar a hipótese de que parafilia surge de uma disfunção congênita do lobo parietal direito e, em particular o lobo parietal superior direito, que recebe e integra contributos de várias áreas sensoriais e da ínsula para formar um sentido coerente do corpo imagem.
Estudos sobre esta parafilia têm sido freqüentemente feitos por meio de testes de condutibilidade da pele. A razão pela qual condutância da pele foi usada neste teste foi porque ela é um bom indicador de ativação simpática de um indivíduo em geral.


(Fonte: trashmenagerie)
             Recentemente, Brang propôs que o fracasso de uma disfunção congênita lobo parietal superior direito forma uma imagem unificada do corpo levando a alterações nas leituras de condutância da pele. Quando essa disfunção é adquirida, como na Somatoparafrenia, o cérebro parece, por vezes, racionalizar a discrepância negando a propriedade do membro. Quando a disfunção é congênita, leva a um sentimento de que a área afetada não deveria estar ali e, a partir daí, começar o desejo pela amputação de uma parte do corpo.



Apotemnofilia - Parte I - O Desejo de amputar os próprios membros

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...