segunda-feira, 18 de julho de 2011

Krampus - Uma besta a serviço do Papai Noel

Em muitas culturas, o Papai Noel é considerado um dos mais importantes símbolos do natal. Segundo alguns estudiosos a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. Este bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando próximo às chaminés das casas, saquinhos com moedas. Logo, não demorou muito para ele se transformar em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a este senhor. Mais tarde, a associação da imagem de São Nicolau ao Natal, que aconteceu na Alemanha, espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Krampus (Fonte: wikipedia)

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

(Fonte: xmaswithkrampus)


Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Evolução do Papai Noel no decorrer da história (Fonte: rezairezairezai)


Atualmente, a figura do Papai Noel está presente na vida das crianças de todo mundo, principalmente durantes as festas natalinas. É o bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano. Ele habita o Pólo Norte e, com seu trenó, puxado por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas natalinas. Como dizem: Natal sem Papai Noel não é mesma coisa.

O lado negro do natal


(Fonte: nibrutsit)


O Papai Noel é conhecido por trazer em seu trenó brinquedinhos para as crianças boazinhas. Mas e quanto às crianças que não se comportaram bem, o que acontece com elas? Pois bem, um mito antigo dizia que o bom velhinho tinha um ajudante nada bondoso que tinha como missão dar um jeito nas crianças mais endiabradas. Seu nome era Krampus.


(Fonte: gothicteasociety)

Ele é uma criatura mitológica que acompanha Papai Noel durante a época natalina, segundo lendas de várias regiões do mundo. A palavra Krampus vem do alemão antigo Krampen, que significa ‘garra’. Nos Alpes, Krampus é representado por uma criatura semelhante a um demônio. Enquanto Papai Noel dá presentes para as crianças boas, o Krampus pune as más crianças. Esta criatura costumava carregar uma mochila com varas que serviam para bater nas crianças desobedientes.

(Fonte: gothicteasociety)


Há séculos atrás, a figura de Krampus era bastante popular nas aldeias alpinas. Mesmo possuindo uma face assustadora e surgindo para punir crianças, ele estava a serviço do Papai Noel, portanto era um sujeito do bem. Dessa forma eram as crianças más que tinham que se endireitar e seguir o exemplo das demais crianças boazinhas. O bom velhinho possuía total controle sobre esta criatura, podendo devolvê-la para as profundezas quando bem entendesse. Logo, enquanto uma criança boazinha ganhava uma lembrancinha de São Nicolau, uma criança má ganhava uma bela de uma surra. Imagine isso nos tempos de hoje? Você  fantasiar alguém de Papai Noel para dar presentes para os pimpolhos obedientes e fantasiar outra pessoa com uma fantasia demoníaca para atormentar os pimpolhos mais rebeldes? O pessoal dos direitos da criança e do adolescente ia descer o cacete no pobre Krampus!


(Fonte: gothicteasociety)

É bom lembrar que há alguns séculos atrás a tradição natalina não era como hoje, era algo que se assemelhava mais a um halloween. Nessa época, os lavradores faziam uma pausa em suas colheitas (completamente debaixo da neve) e festejavam, normalmente em 5 de dezembro.


(Fonte: gothicteasociety)

A figura de Krampus, por ter sido baseada em mitos pagãos acabou sendo perseguida pela igreja até ser praticamente extinta dos festejos tradicionais, pois consideravam sua imagem semelhante à do diabo. Foi apenas recentemente que a tradição da besta ajudante do Papai Noel foi retomada com o festejo de Krampus se tornando algo semelhante a um bloco carnavalesco. Estima-se que exista atualmente cerca de 180 “Blocos de Krampus”.

(Fonte: gothicteasociety)


Tradicionalmente, rapazes se vestem de Krampus nas duas primeiras semanas de dezembro, particularmente no anoitecer de 5 de dezembro, e vagam pelas ruas assustando crianças e mulheres com correntes e sinos enferrujados. Em algumas áreas rurais, a tradição também inclui surras aplicadas pelo Krampus, especialmente em garotas.

(Fonte: gothicteasociety)


As fantasias modernas de Krampus consistem em uma Larve (máscaras de madeira), pele de ovelha e chifres. A manufatura das máscaras artesanais demanda um esforço considerável, e vários jovens em comunidades rurais competem nos eventos do Krampus.
Em Oberstdorf, no sudoeste da parte alpina da Baviera, a tradição do der Wilde Mann ("o homem selvagem") é mantida viva. Ele é como o Krampus (exceto pelos chifres), veste peles e assusta crianças (e adultos) com suas correntes e sinos enferrujados, mas não é um assistente de São Nicolau.

(Fonte: cultureledger)

Seria interessante se a tradição de Krampus no natal surgisse por aqui também, porque o que existe de crianças encapetadas que precisam de um bom corretivo...

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...