segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Contos Mijinianos #2 - Trem das Paisagens

...foi então que vi tudo se desmanchando no ar como poeira se dispersando diante de meus olhos estarrecidos, então acordei...

(Fonte: flog)


Ao abrir meus olhos vejo à minha frente uma poltrona, e à minha esquerda uma paisagem bucólica e serena passando pela janela. Oh sim, me dei conta que ainda estou de viagem. Minha avó me aguarda ansiosamente na próxima estação e o meu trem deve chegar lá por volta das 17h.
Estou bastante cansado e já perdi a noção de quanto tempo estou sentado aqui a observar a paisagem que sempre passa em direção contrária ao sentido do trem, como devia ser de fato. Vejo campos, montes, árvores, gado... Tudo passa por mim e eu só tenho oportunidade de ver cada minudência do exterior do trem num lance de vista apenas. É como minha vida, pois tudo o que fiz só tive oportunidade de desdobrar uma única vez, sejam erros ou acertos, não importa, tudo ficou pra trás e o que me resta é o presente que vivo. Porém o próprio presente vira passado num piscar de olhos, então o que me resta é viver dos fantasmas do passado, que são como uma paisagem que se movimenta no mesmo sentido do trem que me carrega. Assim como o rio que vejo agora, onde a correnteza cursa no sentido da estação que almejo chegar, apesar de ela passar pela janela. Desta forma, observo sempre o deslocamento das mesmas águas. Entretanto, passei a perceber que, na verdade, o rio acompanha o rumo das correntezas, como se o trem estivesse viajando a ré. Quando o rio se encerra no horizonte posso mesmo confirmar a minha teoria, pois vejo as montanhas passando pela janela na direção oposta do que seria lógico. Assim a paisagem parece acompanhar o ritmo do trem, como se este estivesse fazendo a viagem ao inverso e tudo o que aprecio agora pela janela parece me escoltar nesta viagem.
Este sentimento estranho que sinto por vivenciar algo incomum me trás a ingenuidade e a curiosidade da minha infância e volto a reviver aquilo que jamais pudera ter sonhado readquirir em minha vida: reviver o passado novamente. Este, tão incerto quanto às nuvens que ameaçam precipitar sobre a terra.
Fito as nuvens pesadas no céu, ávido de esquadrinhar a maneira como a chuva há de se exibir no meu universo particular. Ela, então passa a cair do céu, como devia ser e eu espreito com sublime interesse o seu percurso sempre de cima para baixo. O mais curioso é que os campos sugerem sempre a secura de um mês ensolarado, como se ignorasse a chuva que cai sobre si. Porque de fato, as coisas começam a ficar coerentes dentro da minha incoerente visão da paisagem que o exterior me brinda. Sim, os campos permanecem intactos porque a chuva precipita ao inverso, fazendo-me acreditar que ela implora para retornar ao céu. O frio que vem de fora não é mais lânguido que o frio que sofre a minha espinha na intensidade de uma clausura em um elevador desgovernado subindo em alta velocidade. Essa pressão faz com que o meu corpo seja comprimido contra a poltrona. Ora, mas o que há de acontecer com esse trem, que passa a acompanhar o ritmo da chuva às avessas? Tudo o que via antes sumiu da minha vista e tudo o que posso observar agora é o céu nebuloso e acinzentado pulsando em fachos de luzes brancas que passam a invocar uma grande tempestade.

(Fonte: flog)


Aqui dentro do trem há uma grande agitação. As bagagens estão reviradas por toda a parte e pessoas passam a correr sem sentido, se debatendo com grande furor. Apesar de todo o tumulto, eu prefiro tentar me manter colado à poltrona a observar pela janela o destino dessa viagem. As nuvens aparecem cada vez mais carregadas à medida que a chuva retorna para o céu, desafiando todas as leis da natureza.
Num determinado momento, a chuva resolve aprontar mais uma travessura contra a gente e passa a descarregar as nuvens com intensa ira, formando então um imenso temporal. Nada se vê mais pela janela além de água se chocando no trem como uma manada de búfalos! E como já era de se esperar, o trem passa a seguir o ritmo da natureza e se precipita junto com o temporal. Todos os passageiros são lançados ao teto de forma feroz, inclusive eu, que tentava manter a calma, sentado na minha poltrona a observar pela janela o cruel jogo supostamente protagonizado pela natureza. Lembrei da minha avó que me esperava na próxima estação, muito provavelmente trazendo uma barra de chocolate, como sempre fazia quando eu a visitava. Talvez essas sejam apenas lembranças que ficaram para trás, assim como tudo o que passava pela janela e que podia experimentar contemplar apenas uma única vez nessa viagem.
E após alguns segundos, sentimos um grande impacto, como se o trem tivesse atingido o rígido solo, e fomos todos lançados de forma violenta contra o chão. Tudo aconteceu em milésimos de segundos. Minha cabeça rachou no braço de uma poltrona e a última coisa que pude vislumbrar antes de perder a consciência foi tudo se desmanchando no ar como poeira se dispersando diante de meus olhos estarrecidos...
Então acordei.
Ao abrir meus olhos, meio bêbado de sono ouço alguém falando: “17 horas na estação”. Minha primeira reação foi me prostrar sobre a janela e olhar a paisagem, que de traquinice passou a brincar com os meus nervos irrequietos. Mas desta vez tudo o que havia diante dos meus olhos era uma paisagem estática, como um quadro na parede, e na minha mão uma barra de chocolate pela metade.



Contos Mijinianos #1 - O Grito


Contos Mijinianos #3 - A Chuva


Contos mijinianos #4 - Pombos e anões


Contos Mijinianos #5 - Hotel Paranóia


Contos Mijinianos #6 - O barco

1 comentários:

Anônimo disse...

Maud McKnight Lindsay (1874 1941) was born in Tuscumbia and was a playmate of Helen Keller. By April 3 it had gotten 118 responses from Alabama, adding up to more than $900,000. Keep this in prespective. Carrington backed up his big talk, making 10 of 15 shots from the field and sinking 18 of 22 free throws, the kind of efficient, under control game Willard has wanted from him.

The thickened, stiff tissue makes it more difficult for the lungs to work properly. He was a cult figure of a type that no longer really exists, revered by a small but passionate confederacy of aficionados, critics and musicians, not so much for creating music as for understanding it for broad Cheap Yeezy Shoes Sale and Yeezy Shoes For Sale discerning taste that ranged across genres and eras to make surprising connections MK Outlet and foment unexpected collisions..

As the government has warned, certain groups like the over 70s, people with compromised immune systems, and those with underlying health conditions are more at risk of developing a severe or fatal case. LOS ANGELES () Ellen DeGeneres, one of America's most popular TV personalities, faced a barrage of criticism on Wednesday after comparing her self isolation Air Force 1 In Store in a multimillion dollar mansion to being in prison.DeGeneres, whose daily television talk show had been off the air for three weeks because of a stay at home order, returned on Wednesday with a show filmed by her wife, actress Portia De Rossi, from one of their California homes."One thing that I've learned from being in quarantine New Air Jordan Shoes is that people Cheap Nike Air Force 1 this is like being in jail, is what it is," quipped Coach Outlet Clearance DeGeneres, who was filmed in an armchair looking out on vast, grassy lawns and mountains."It's mostly because I've been wearing the same clothes for 10 days and everyone in here is gay," she said, laughing at her own joke.While DeGeneres also praised health workers and other on Jordan Shoes For Sale the frontlines battling the coronavirus epidemic, the prison joke did not go down well."I have actual friends and loved ones who are currently incarcerated..

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...