segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Os Porcos de Deus

Quando se fala em culturas diferentes da nossa é muito difícil estabelecer limites entre o certo e o errado, já que esses hemisférios variam dependendo do ponto de vista do pensador. Nos artigos “O ritual macabro de Toraja” e “Crianças enterradas vivas – uma triste realidade indígena” nós vemos, como um espectador, costumes que para a nossa cultura é condenável, mas para aqueles que vivem onde esses costumes estão inseridos é algo banal e com um significado mais grandioso. Se matar animais ou enterrar crianças vivas nos parece asqueroso, costumes presentes na nossa cultura, como comer carne de porco, parecem causar muito mais asco a pessoas de culturas divergentes. E por falar em porco, existe em Taiwan um festival onde foliões desfilam com corpos de porcos gigantes pelas ruas de New Taipei City: é o “Festival Porcos de Deus”.

(Fonte: odditycentral)


A princípio você deve imaginar quão singelo deve ser um festival onde pessoas desfilam juntas a porquinhos pintados, mas na verdade essa tradição é bem mais macabra do que parece. No período de 08 de fevereiro (período que marca o ano novo lunar chinês) é celebrada em New Taipei City, mais especificamente nas ruas de Shanhsia, o festival controverso do “Porcos de Deus”, onde a população local se reúne para ver porcos com até quatro vezes seu tamanho normal serem pesados e, em seguida, sacrificados, pintados e decorados para exposição na festividade. O objetivo é vencer uma disputa onde quem ganha é aquele que apresenta o porco mais gordo!

(Fonte: odditycentral)

(Fonte: odditycentral)

(Fonte: odditycentral)

(Fonte: odditycentral)


Não é difícil imaginar como esses poucos aparecem no festival com o tamanho corporal quadruplicado: alimentação forçada! O porco escolhido para participar do concurso é forçado a comer incessantemente durante anos. Geralmente os agricultores engordam mais de 60 suínos com ração especial e outros tratamentos mais esdrúxulos para participar do evento. No fim o porco fica tão pesado que já não tem capacidade nem para se levantar. A tortura física e psicológica causada no bicho faz com que seus órgãos entrem em colapso e seu corpo fique repleto de ferimentos devido ao tempo em que ficam deitados, sem possibilidade de se mover por conta do seu descomunal tamanho. Alguns porcos podem ser castrados pelo seus donos, sem anestesia, pois estes acreditam  que isso faça os porcos engordar ainda mais.

(Fonte: odditycentral)

(Fonte: odditycentral)


Faltando poucos dias para a competição ter início, os donos dos porcos costumam forçá-los a comerem areia e metais pesados, como chumbo, para ficarem o mais pesado possível. Chegando no dia do festival os porcos que vão competir são arrastados brutalmente até o encontro da multidão. Às vezes, são necessários até 20 homens para carregar um dos porcos gigantes. Uma vez lá, esses porcos são pesados numa balança e depois são abatidos com um corte na garganta. De acordo com alguns relatos de pessoas presentes no festival, os animais sacrificados ficam o tempo todo aterrorizados, gritando incessantemente até perder o controle do intestino. Após serem cruelmente sacrificados, os porcos mais pesados são pintados e decorados, em seguida, são colocados em carros alegóricos, fora de um templo taoísta, que passeiam pela cidade para exibir os animais mortos para a multidão presente no local. Os animais geralmente atingem os 700 quilos, mas já houve casos de porcos que chegaram aos 900 quilos.

(Fonte: liefintaiwan.wordpress)

(Fonte: liefintaiwan.wordpress)

(Fonte: liefintaiwan.wordpress)

(Fonte: liefintaiwan.wordpress)


A origem deste evento perturbador não é certa, mas dizem que ele faz parte do credo religioso de um grupo étnico conhecido por, Hakkas, com uma população de mais de quatro milhões de pessoas em Taiwan. Contudo, nos últimos anos, aparentemente o “Porcos de Deus” se transformou em uma demonstração de poder e riqueza das famílias deste grupo, sem nenhuma intenção religiosa. Naquele país, a engorda e matança de animais são atividades ilegais, mas ativistas dizem que o governo faz “vista grossa” por medo de uma revolta de grupos religiosos.

(Fonte: odditycentral)


(Fonte: odditycentral)


Grupos de proteção dos direitos dos animais, como a Sociedade Mundial de Proteção dos Animais (WSPA), têm protestado e pedido que os porcos sejam substituídos por réplicas feitas de massa, arroz ou flores. A WSPA Brasil tem em seu site um endereço para um abaixo assinado que pede o fim do “Porcos de Deus”. Para contribuir com sua assinatura, acesse: http://www.pigsofgod.org/.

Grupo da WSPA protestando contra o uso de porcos no Festival Porcos de Deus (Fonte: wspa-international)


No fim das contas, a gente sempre se esbarra no debate sobre a diferença entre as culturas dos povos do planeta. Até que ponto é permissível costumes que envolvam morte de pessoas ou animais em nome de tradições milenares? É bom lembrarmos que, no caso do “Festival Porcos de Deus” ele surgiu com um propósito religioso, mas com o tempo se tornou uma exibição de poder e riqueza de uma minoria de famílias privilegiadas da região que se divertem às custas da tortura de animais indefesos. Tal demonstração de poder tem passado por cima da autoridade do governo que prefere não se envolver diretamente nesse assunto. Por essa razão, festivais bizarros como esse continuam a ocorrer pelo mundo em nome de uma cultura desvirtuada, arcaica e sem sentido.

(Fonte: liefintaiwan.worpress)


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...