terça-feira, 13 de setembro de 2011

O bruxismo do sono – Parte II – Noergologia e tratamentos

Uma metodologia que dominamos profundamente é a da criação de memórias, incluindo as memórias meganérgicas ou meganes, com técnicas imagéticas. Esse processo é tão poderoso e eficaz que quando desconhecido e feito naturalmente era atribuído a fluidos, flechas, íncubos, libidos, inconscientes e outras estranhas e bizarras forças.


(Fonte: temdicas)

Ora, a imaginação é a grande criadora inclusive das meganes necessárias para a ocorrência do ato comportamental do bruxismo. Imaginação programa, vontade opera. É por isso que o medo de ter apnéia ou bruxismo cria a megane de produzir exatamente apnéia ou bruxismo. E como é sabido, a vontade nada resolve num embate com a imaginação, porque a imaginação sempre ganha da vontade: Experimente pedir ao cliente de bruxismo que jure com a mais férrea vontade: quero deixar de produzir bruxismo!
Freud desconhecia o que era diferença de potencial noérgico entre idéias e nem imaginava que tal diferencial estava presente no embate da imaginação versus vontade, que era extremamente recorrente na grande maioria dos seus célebres casos clínicos. Mas chegou perto: sabia que se tratava de algum tipo de energia, que de início denominou de libido. E bem mais tarde disse que tinha certeza que se tratava de alguma energia, mas não sabia qual era, sonhando com o dia em que ela fosse descoberta. Nós desfrutamos desse avanço histórico. Finalmente sabemos que a energia do pensamento é noergia, uma energia do sistema mente-cerebro, específica e não invasora.


(Fonte: obruxismo)

Acertamos na jugular, quando desenvolvemos uma metodologia com imaginação ativa e criadora capaz tanto de induzir laboratorialmente a megane necessária para ativar o ato comportamental do bruxismo, quanto para desativa-lo: Noerobica®.
Observe que bruxismo sem causa fisiológica não é doença mental, Noerobica® não é psicoterapia é ginástica mental e o cliente com bruxismo não é doente mental, é um atleta meganérgico. Se duvidar, experimente você mesmo criar o sintoma de bruxismo e verá que não é tarefa fácil. Se desejar criar o hábito do bruxismo venha até o nosso instituto que ensinamos. É até muito simples: o processo é o mesmo que treina a sua desativação. Tanto para criar o hábito do bruxismo quanto para desativá-lo usamos imaginação ativa e criadora dentro de um protocolo cujos passos minuciosos estão descritos no nosso Manual de Noerobica®.


(Fonte: solucoesemodontologia)

Mas lembre-se que imaginação não opera milagre, nem foge das leis gerais da natureza: uso fortalece, desuso atrofia. Não é com um simples fechar de olhos e imaginar uma única vez que você vai conseguir qualquer coisa. Em Noergologia não acreditamos em milagres caídos do céu, mas ensinamos como produzi-los com trabalho persistente.
Quando atingimos esse nível de compreensão torna-se fácil perceber que quem teve a capacidade de criar a megane que ativou o ato comportamental do bruxismo e consegue praticá-lo até mesmo dormindo, não é uma pessoa qualquer. Trata-se de alguém com excelente potencial mental, trata-se de um atleta meganérgico e não doente mental.


(Fonte: copporto)

Tais pessoas podem ser comparadas ao karateka que mata alguém numa simples discussão de trânsito. Esse karateka não é um doente, é um atleta que faz péssimo uso das suas qualidades. Quem consegue criar uma megane tão eficaz a ponto de praticar bruxismo até mesmo dormindo, também é um atleta meganérgico que faz mau uso das suas habilidades. Vamos estabelecer um comparativo com a energia atômica: ela em si não é nem má, nem boa. Pode ser usada para fins pacíficos ou bélicos. De sorte que o problema não está na energia em si mas sim no uso que dela se faz. Analogamente o atleta meganérgico detém a capacidade de criar meganes eficientes, como bruxismo por exemplo, todavia faz uso incorreto da sua noergia.
Nesses casos a hipótese de doença mental deve ser inteiramente afastada. Pense melhor:uma pessoa doente, com déficit cerebral afetando imaginação e memória será incapaz de criar a megane necessária para ativar o ato comportamental do bruxismo.Resta conclusivo que o doente mental inconsciente do velho paradigma foi promovido a atleta meganérgico no paradigma da noergologia. Karateka e criador do bruxismo, ambos podem ser treinados para usarem correta ou incorretamente as suas habilidades. E isso se alcança com Noerobica® e não com psicoterapia.


(Fonte: saudenacional)

Num convênio que o Instituto de Noergologia celebrou com Polissonografia constatamos que quatro ou no máximo cinco noerobicas® resolvem eficazmente a situação, deixam o cliente confiante, evitam os prejuízos financeiros e psicológicos das terapias intermináveis ou longas, além de produzir um sentimento de bem estar que afeta positivamente toda a vida do cliente.

Dentista

Pacientes com bruxismo crônico, que iniciaram o tratamento no polissonígrafo, passaram eventualmente pelo noergologista devem ser encaminhados ao dentista, contraindicando-se o uso de psicotrópicos.


(Fonte: temdicas)

Entre as opções odontológicas está o aparelho intra-oral de resina acrílica, a placa miorrelaxante, que proporciona uma posição articular estável, protegendo os dentes e toda a estrutura de suporte dos mesmos. As placas reduzem a atividade eletromiográfica dos músculos logo após a sua inserção e protegem os dentes do desgaste provocado pelo hábito parafuncional.
Atos anteriormente considerados "inocentes" , como mascar chicletes, devem ser considerados como estimulantes do bruxismo devendo ser desencorajados durante o tratamento.

Conclusão




(Fonte: odontoclinicamonica)
 
Noergologia não é uma nova teoria, nem uma nova escola psicológica, nem uma nova práxis. É exclusivamente um NOVO PARADIGMA, um movimento constituinte para a Psicologia.
Pesquisadores do novo paradigma precisam criar novas teorias para compreender o mundo e sobre ele agir. Uma das novas teorias e práxis criadas no Instituto de Noergologia é Noerobica®.
Trabalhar com Noerobica® sob os auspícios do novo paradigma da Noergologia é mais trabalhoso, precisamos estudar mais, esquecer velhas crenças sobre o mecanismo da mente, compreender mais e sempre fazer uma abordagem multidisciplinar.
No caso do bruxismo trabalhamos com o especialista em polissonografia e com o dentista. Temos que ser honestos e na maioria absoluta dos casos indicar o portador de bruxismo para o respectivo especialista.


(Fonte: dicasgratisbrasil)

Em contrapartida esse especialista no futuro nos enviará pacientes de bruxismo, cujas causas fisiológicas foram removidas. Aí Noerobica® entra em campo assumindo a responsabilidade psiatrogênica, coisa que nem passa pela cabeça do militante do velho paradigma. Nós não temos aquela mamata da transferência inconsciente, figura que não sobrevive à primeira reclamação no Procon. Por outro lado desfrutamos da satisfação da rápida e eficiente solução para o problema do cliente. E de sobremesa compartilhamos sua felicidade.
(Texto de Jacob Bettoni)



                      O bruxismo do sono – Parte I – Verdades e mitos

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...