quinta-feira, 5 de abril de 2012

As 100 casas mais inovadoras do mundo

De tão ousadas, algumas casas até se confundem com obras de arte. Graças à criatividade e ao talento de arquitetos como a iraquiana Zaha Hadid, o polonês Daniel Libeskind e obrasileiro Marcio Kogan, entre outros tantos nomes, os projetos residenciais tornaram-se muito mais do que lugares para morar. Ângulos que parecem impossíveis, materiais inusitados e formas impressionantes são alguns dos aspectos encontrados nas construções experimentais que ilustram os dois volumes do livro 100 casas contemporâneas, lançado pela editora alemã Taschen. Além de um projeto assinado por Marcio Kogan em Salvador, na Bahia, a lista inclui outras três construções brasileiras: a Casa Acayaba, de Marcio Acayaba, que fica no Guarujá, no litoral de São Paulo; a CF House, do escritório Bernardes + Jacobsen, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro e a Pier House, em Paraty, também no Rio de Janeiro, de Simas and Grinspum. 
Projeto do escritório Jarmund/Vigsnes: Red House, em Oslo (Fonte: revistacasaejardim)

A difícil tarefa de selecionar os projetos coube ao historiador e economista Philip Jodidio, reconhecido internacionalmente como um dos autores mais populares, quando o assunto é arquitetura. “Os arquitetos têm mais liberdade para expressar suas ideias e experimentar novos conceitos ao desenhar residências, do que projetos corporativos. Conceber espaços para viver tem seus desafios, para os quais os arquitetos sempre buscam soluções inovadores – repensar a maneira como moramos e vivemos nossas rotinas faz parte do trabalho de desenhar uma casa”, diz a descrição do livro. A obra não tem previsão de lançamento no Brasil, mas é possível adquiri-la pelo site da editora. 

(Fonte: revistacasaejardim)

Confira alguns dos projetos que ilustram as páginas da publicação:

CF House, assinada por Bernardes + Jacobsen, em Angra dos Reis (Fonte: revistacasaejardim)
Outra foto do projeto do escritório Bernardes + Jacobsen (Fonte: revistacasaejardim)
Rolling Huts Mazama, dos arquitetos do Olson Kundig (Fonte: revistacasaejardim)
Holman House, na Austrália (Fonte: revistacasaejardim)
À esq., projeto do escritório Aires Mateus, em Portugal; À dir., projeto de Kotaro ide, no Japão (Fonte: revistacasaejardim)
A lista tem quatro projetos brasileiros: entre eles, a casa Acayaba, de Marcos Acayaba, que fica no Guarujá, litoral de São Paulo (Fonte: revistacasaejardim)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...